Por isso, vamos saber mais?
Sobre a trombose
Se você reparar que está com um edema ou inchaço em uma perna só, acompanhado ou não de dor, comece a desconfiar. Quando a batata da perna fica dura, difícil de mexer, ligue o sinal de alerta: pode ser trombose.
Como dito, a trombose é decorrente da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento. Também pode ser caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo que causa inflamação na parede do vaso.
Por isso, para identificar essa doença, preste atenção aos possíveis sinais e sintomas e procure ajuda médica o mais rápido possível. Afinal, quanto mais cedo a trombose for tratada, melhores são os prognósticos do paciente e a sua recuperação.⠀
Sintomas
Fique atento se você ou alguém próximo apresentarem algum dos seguintes sinais e sintomas:⠀
– Inchaço no local em que se formou o coágulo;⠀
– Vermelhidão e calor na área afetada;⠀
– Dor ou sensação de peso;⠀
– Rigidez da musculatura.⠀
Além dos sintomas de dor e edema no membro, a trombose pode desprender pequenos ou grandes fragmentos de trombos, que podem embolizar e dar origem à embolia pulmonar. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante, assim como o acompanhamento médico.
Fatores de risco
Como explicado acima, um dos principais riscos da trombose é a embolia pulmonar. Uma vez que há a formação de coágulos onde não deveria existir, temos a possibilidade do desprendimento desse coágulo e ele se locomove até o coração, impactando depois o pulmão e causando a embolia pulmonar, um quadro grave que pode levar à morte.
Outros fatores de risco são idade superior a 40 anos, mobilidade reduzida, histórico prévio ou familiar da doença, além da presença de varizes e obesidade.
Outros motivos são:
Uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal;
Longos períodos sentado, o que provoca estagnação do sangue nos membros inferiores;
Gravidez;
Pacientes com insuficiência cardíaca;
Distúrbios da coagulação sanguínea;
Traumatismos, sobretudo nas extremidades inferiores.
Tratamento
Na maioria dos casos, indica-se o uso de medicamentos anticoagulantes para proteger o paciente com trombose, uma vez que ele impede a progressão ou embolização do trombo. Mas em algumas situações pode ser preciso realizar um procedimento cirúrgico para dissolver ou remover o trombo.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a doença é evitar os fatores de risco. É possível fazer isso adotando hábitos saudáveis e atividade física regular, além de realizar avaliações regulares com um médico de confiança.
Em pacientes que necessitem ficar longos períodos parados, por exemplo, o uso de meias de compressão é aconselhável.