A neuralgia do trigêmeo, também conhecida como nevralgia trigeminal, é um tipo de síndrome dolorosa que se caracteriza por uma forte dor no rosto. Ela se dá principalmente em uma região da face, sendo que os sintomas incluem sensação de choque elétrico ou pontadas.
Na verdade, é descrita pelos pacientes como a pior dor do mundo, já que ocorre em uma área muito sensível e inervada que é a face. Diante disso, a condição acarreta em profundo sofrimento e prejuízo na qualidade de vida.
Mas por que a neuralgia do trigêmeo causa tanta dor? Continue a leitura e saiba mais.
Neuralgia do trigêmeo
Você já sentiu uma dor muito intensa em sua face ou mesmo sensações de choque que parece até com dor de dente? Então provavelmente você pode possuir uma das piores dores do mundo!
Para quem não sabe, o trigêmeo é o quinto par de nervo craniano, responsável pela função sensitiva e motora. Ele transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação.
Nesse sentido, a neuralgia do trigêmeo, apesar de pouco conhecida, é uma doença relativamente comum, sobretudo entre idosos e mulheres. A neuralgia costuma surgir em pacientes com mais de 40 anos, época onde os vasos sanguíneos vão ficando mais tortuosos e podem encostar na transição do nervo.
Sua principal característica é uma dor muito intensa, descrita pela literatura como a pior dor já sentida. Essa dor é considerada crônica e costuma ser incapacitante, já que, grande parte das vezes, afasta o paciente de suas atividades profissionais e sociais. As dores surgem devido a um estímulo sensorial, como toque, vento no rosto, ingestão de líquidos e até mesmo na fala. Além do mais, podem ocorrer espontaneamente sem nenhum estímulo.
Diagnóstico
A condição pode ser de difícil diagnóstico, uma vez que é preciso descartar outros problemas que causam dor facial, como dor de dente, levando muitos pacientes a ter um diagnóstico errado.
Vale endossar que o diagnóstico da doença deve ser realizado por um profissional de saúde, que será responsável por indicar os melhores tratamentos para controle da dor. Os procedimentos podem envolver o uso medicamentos, técnicas intervencionistas minimamente invasivas ou, em algumas situações, cirurgia.
Na verdade, é importante buscar um neurologista ou neurocirurgião, que são os profissionais indicados para o tratamento.