A novidade da vez é que a Dasa trouxe para o Brasil um novo teste diagnóstico de tumores cerebrais.
Trata-se de um exame que traça o perfil de metilação do DNA para classificação dos tumores cerebrais. Com ele, o especialista é capaz de identificar o tipo e o grau do câncer, o que facilita a conduta clínica.
Em suma, o objetivo é tornar mais assertivo o diagnóstico do câncer no cérebro, o que permite tratamentos individualizados.
Que tal saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Novo teste para diagnóstico de tumores cerebrais
No fim do ano passado, a maior rede de saúde integrada do país, a Dasa, anunciou o novo teste para diagnóstico e classificação de tumores cerebrais.
Agora, com essa inovação diagnóstica, os profissionais oncologistas, clínicos, neurologistas, neurocirurgiões e neuropediatras têm em mãos essa importante ferramenta para a sua prática clínica.
Mas qual o objetivo do exame? Como dito, ela identifica o tipo de tumor e seu estágio, o que contribui para um diagnóstico mais preciso, rápido e até mesmo menos invasivo. Por exemplo, se um paciente possui um tumor no útero, é possível retirar o órgão todo a fim de fazer uma biópsia. Porém, quando falamos de tumores cerebrais, a coleta de biópsia é mais desafiadora, já que existe um risco de comprometimento maior. Por isso, o novo exame é tão essencial para a conduta dos médicos.
Benefícios da tecnologia
Entre os benefícios, é possível dizer que o teste consegue analisar mais de 850 mil sondas ao longo do DNA para identificar a metilação, que, para quem não sabe, é um tipo de modificação química das moléculas.
Vale dizer que o teste permite analisar mais de 70 tipos de tumores que envolvem o sistema nervoso central, sendo que o resultado é interpretado por um patologista com o auxílio de um algoritmo desenvolvido em uma universidade da Alemanha
Dessa forma, o médico consegue obter um perfil dessa alteração. Isso permite um diagnóstico integrado, que engloba os aspectos microscópicos e moleculares do tumor.
Disponibilidade
Esse exame já está disponível na Dasa Genômica e nos hospitais Nove de Julho (SP), Santa Paula (SP), São Lucas Copacabana (RJ), Complexo Hospitalar Niterói (RJ) e no Hospital Brasília (DF).