De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor de cabeça é um tema que tem sido bastante subestimado, reconhecido e tratado no mundo. Mas o fato é que a dor de cabeça indica que algo não está indo bem com o corpo e, por isso, é preciso ter atenção.
Na verdade, muitos pacientes perguntam por que existe a dor de cabeça, se tanto falamos que o cérebro não sente dor. De onde ela vem e por quê?
Continue a leitura para saber mais!
Por que existe a dor de cabeça?
Ela pode surgir de forma mais aguda ou leve, pode melhorar com um analgésico ou piorar na claridade, mas o fato é que a dor de cabeça é causada por estruturas como os vasos sanguíneos, músculos e nervos, locais que têm nociceptores – terminações nervosas receptoras de dor que estão na pele, nas articulações ou em alguns órgãos internos.
Mas a questão é: o cérebro não possui terminações nervosas que captam a dor, embora seja o local que recebe os sinais de dor captados pelo corpo. Então, como sentimos a dor de cabeça?
Sentimos a dor devido à pressão ou às alterações nas estruturas citadas acima, já que elas ativam os receptores de dor, que mandam sinais ao cérebro. Por exemplo, podemos sentir dor de cabeça ao tomar algo muito gelado. Nesse caso, a dor é fruto da mudança do fluxo sanguíneo nas veias que se encontram entre a parte posterior da garganta e o cérebro.
Da mesma maneira, é comum que dor de cabeça esteja atrelada à ressaca, que é resultado da desidratação provocada pelo consumo excessivo de álcool, que ocasiona dor nos vasos sanguíneos da cabeça.
Ou seja, diferentes tipos de nociceptores podem ser ativados por mudanças na pressão, danos físicos, temperaturas extremas e alguns produtos químicos. Vale endossar, então, que a dor que sentimos não é no cérebro, mas nas estruturas ao seu redor.
Cuide da sua saúde
Mas mesmo que a dor não seja diretamente no cérebro, é preciso investigar com um profissional principalmente se o incômodo é persistente e frequente, chegando a prejudicar a qualidade de vida.
Não podemos deixar de levar em conta, por exemplo, que dores de cabeça também podem indicar um problema grave no cérebro, como um tumor, sangramento ou infecção. Nesses casos, a dor não é devido à ativação de nociceptores, até porque o órgão não os tem, porém, porque o cérebro incha e pressiona outras estruturas na cabeça.