De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo consomem álcool, com média diária de 33 gramas de álcool puro por indivíduo. Isso equivale mais ou menos a uma garrafa grande de cerveja (750 ml).
Porém uma pesquisa recente, realizada na Coreia do Sul e publicada na revista Neurology, mostrou que o consumo exacerbado de álcool pode ser visto como um fator de risco para a ocorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pessoas jovens.
Vale lembrar que o AVC é uma das primeiras causas de mortes no Brasil, sendo que o número de casos em jovens, principalmente atingidos pelo AVC hemorrágico, preocupa as autoridades de saúde.
Continue a leitura para saber mais.
Álcool em excesso pode causar AVC em pessoas jovens
Você sabia que o alto consumo de álcool aumenta em até 23% os riscos de jovens adultos sofrerem um AVC, especialmente o hemorrágico? É o que mostrou um estudo coreano, que analisou o banco de dados com 1,5 milhão de jovens, entre 20 e 39 anos.
De acordo com os cientistas, a taxa de AVC entre adultos jovens tem aumentado nos últimos anos, sendo que o derrame nessa faixa etária pode causar morte e incapacidade grave.
Uma pesquisa francesa endossou que indivíduos que bebem mais de três doses de bebidas alcoólicas por dia podem correr o risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais com uma antecedência de quase 15 anos em comparação com as pessoas que não fazem uso pesado de álcool.
Os pesquisadores explicam que o consumo exagerado de álcool é um fator de risco para o tipo hemorrágico de AVC, que é causado por um sangramento no cérebro, em vez de um coágulo de sangue como ocorre no AVC isquêmico.
Sintomas do AVC
O AVC vem carregado de alguns sinais como:
- Fraqueza de um lado do corpo;
- Alteração ou perda de visão;
- Dificuldade para falar;
- Desequilíbrio e tontura;
- Alterações na sensibilidade;
- Dores de cabeça fortes e persistentes;
- Dificuldade para engolir.
Prevenção
Sabendo disso, a diminuição do consumo de álcool deve ser enfatizada para adultos jovens com hábitos de consumo excessivo como parte de qualquer estratégia para prevenir o AVC. Além do mais, vale evidenciar que altas quantidades de álcool de uma vez também aumentam a pressão arterial, o colesterol e o nível de glicose no sangue.