Dr. Marcos Dellaretti
Marcos Dellaretti, MD, PhD, é assistente do Departamento de Neurocirurgia na Santa Casa BH e Docente/Pesquisador da Faculdade Santa Casa BH. Foi Professor de Cirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Ele é certificado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e pelo Ministério da Educação do Brasil.
Ele se formou em medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Obteve seu mestrado e doutorado no Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Minas Gerais e fez pós-doutorado no Departamento de Patologia.
Concluiu sua residência em neurocirurgia na Santa Casa BH. Em seguida, ingressou no Hospital Roger Salengro, em Lille, na França, onde fez um fellowship em radiocirurgia.
A expertise neurocirúrgica do Dr. Dellaretti inclui distúrbios cerebrovasculares (aneurismas, malformações arteriovenosas e estenose carotídea) e tumores cerebrais. Ele possui experiência no tratamento de mais de 800 aneurismas cerebrais, 150 malformações arteriovenosas, 200 estenoses carotídeas e 1000 tumores, dos quais 300 tumores de base de crânio foram tratados por meio de cirurgia endoscópica. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
A pesquisa do Dr. Dellaretti inclui estudos sobre biomarcadores de glioma de alto grau e malformações cavernosas, e cirurgia guiada por fluoresceína para distúrbios vasculares e tumores. Sua pesquisa clínica envolve os resultados clínicos da cirurgia endoscópica de base de crânio, cirurgia guiada por imagem e microcirurgia para aneurismas, malformações arteriovenosas e paragangliomas.
Ele é um dos principais investigadores no uso de fluoresceína de sódio na ressecção cirúrgica de tumores gliais malignos e caracterização de biomarcadores celulares e moleculares na avaliação da recorrência da doença: inserção de novas tecnologias na neuro-oncologia. Publicou 60 artigos revisados por pares até a presente data (junho/2023).