Glioblastoma
O glioblastoma é o tipo tumor maligno cerebral primário mais comum e agressivo em adultos, classificado como grau IV. Ele faz parte do grupo dos gliomas, que acomete a parênquima cerebral.
Ele representa 2% de todos os tipos de cânceres, mas é o tumor primário maligno mais comum do cérebro. Ele está associado também à questões genéticas que aumentam as chances de ter essa neoplasia.
Sintomas
Os sintomas vão variar conforme a região do cérebro acometida. Os mais comuns são dores de cabeça, déficits neurológicos focais, confusão mental, alterações de personalidade, perda de memória e convulsões
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por meio de ressonância magnética
Tratamentos
O tratamento, geralmente, envolve cirurgia, no qual é removido a parte visível do tumor, depois o paciente é submetido à radioterapia e quimioterapia. Porém, mesmo com o emprego dessas terapias, o paciente tem uma sobrevida média de 15 meses.
No entanto, com a evolução da medicina, é possível trazer mais qualidade de vida para o paciente. Garantindo que ele não sofra tanto com os sintomas, terapia de cuidados paliativos podem ser benéficas ao proporcionar maior conforto ao doente.
Referências: file:///C:/Users/Lu/Downloads/lepidus,+6.pdf.pdf