Malformação arteriovenosa cerebral (MAV)
A malformação arteriovenosa cerebral (MAV) é uma comunicação anormal entre veias e artérias do cérebro que acabam se embolando com pequenos vasos. Isso pode ocorrer em outras partes do corpo além do cérebro, porém é menos comum.
A gravidade da MAV está associada ao seu tamanho e localização. Elas podem, muitas vezes, levar ao desenvolvimento de aneurisma e fístulas. Como tem um grande fluxo de sangue dentro de uma MAV, ela rouba o fluxo de outras áreas do cérebro, resultando em uma isquemia.
Essa junção entre vaso e artéria se forma no período embrionário. Na literatura, as causas ainda não estão claras. Porém, é mais diagnosticado em pessoas com idades entre 40 a 60 anos.
Sintomas
Em alguns casos, a pessoa vive anos sem ter nenhum sintoma. Porém, pode sofrer com:
- Dores de cabeça;
- Hemorragia cerebral;
- Fraqueza de um lado do corpo;
- Convulsões;
- Mudanças bruscas de humor;
- Depressão;
- Perda de visão parcial ou total.
Diagnóstico
Normalmente o problema é investigado após uma hemorragia cerebral. Baseado na suspeita, o médico pode solicitar exames para confirmar o diagnóstico, por exemplo, tomografia, ressonância e angiografia cerebral.
Tratamentos
O tratamento costuma ser através de microcirurgia, associado ou não a embolização. Nos casos de MAVs pequenas e localizadas em regiões de alto risco para cirurgia, temos como opção a radiocirurgia.