Quando procurar um neurocirurgião?
Muitas pessoas têm a dúvida se devem procurar um neurocirurgião ou um neurologista. Bem, as áreas são bem próximas, porém não são iguais.
O papel do neurologista é focado na parte clínica. Ele está apto para fazer a avaliação, diagnóstico e tratamento medicamentoso de problemas do cérebro e sistema nervoso.
Enquanto o neurocirurgião faz procedimentos cirúrgicos com o objetivo de tratar traumas, tumores, hemorragia, pois têm conhecimento aprofundado em neuroanatomia e terapias intensivas.
De forma resumida, você vai se consultar com um neurocirurgião quando sofrer com tumor cerebral; tumor de hipófise; aneurisma cerebral; traumatismo craniano; acidente vascular cerebral, seja isquêmico ou hemorrágico, e outros problemas que necessitem de biópsia ou tratamento no cérebro.
Outra possibilidade para consultar um neurocirurgião é quando envolve doença neurológica genética na família. Nestes casos, provavelmente, o paciente precisará de acompanhamento ou intervenção cirúrgica.
Sintomas
Claro que você só saberá se foi acometido por esses problemas se surgirem sintomas característicos, por exemplo:
- Dor de cabeça aguda e pontual;
- Perda parcial ou total da visão;
- Alteração do campo visual;
- Fraqueza de um lado do corpo;
- Comprometimento cognitivo sem causa aparente;
- Formigamento ou dormência de um lado do corpo;
- Desmaios e tonturas;
- Movimentos involuntários.
Se você perceber essas alterações, procure o mais breve possível um médico para te avaliar e dar prosseguimento ao tratamento necessário.